AIEC avança com a obra do Megacentro Cultural Holoteca

Mais uma etapa em prol da construção do Megacentro Cultural Holoteca foi iniciada. Em junho deste ano, o aterramento do terreno destinado à mega estrutura projetada por Oscar Niemeyer recebeu 692 cargas de terra, com o devido licenciamento ambiental para o primeiro nivelamento do terreno.

Para Cesar Cordioli, voluntário da AIEC, o Megacentro Cultural Holoteca é uma grande obra que, certamente, será um marco para a Conscienciologia no planeta. Os primeiros passos estão sendo dados de maneira firme e consciente para alcançar esse objetivo. Muitas etapas ainda estão por vir e será necessária a união de todos os membros da CCCI.

Local onde será construído o Megacentro Cultural Holoteca após a primeira fase de aterramento. (Foto: Cláudio Adan)

Próximas etapas

O projeto do Megacentro Cultural Holoteca foi doado à AIEC, em 2008, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, graças à atuação da voluntária Solange Camargo em conjunto com Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek e madrinha do projeto, que intermediou o pedido junto ao renomado profissional.

Nos últimos 13 anos, houve algumas ações de planejamento para construção do empreendimento evolutivo, como a decisão colegiada sobre o novo local de construção, o Campus Discernimentum. Atualmente, a equipe de Oscar Niemeyer e Jair Valera estão trabalhando para entregar o projeto detalhado para efetivar a construção, além de mais outros quatro escritórios de engenharia que já trabalham nesse detalhamento.

A expectativa da conclusão da primeira etapa, a terraplanagem, é em agosto do atual ano, visto que para isto ainda será necessário o devido licenciamento ambiental para retirada de árvores, seu replantio e um complemento de mais 200 cargas de terra. Após a conclusão dos projetos, orçamentos e contratações, a obra efetivamente terá início.

 

Foto: Cláudio Adan
Foto: Cláudio Adan

A Holoteca atual

A Holoteca é um ambiente cultural destinado à pesquisa e exposição de artefatos do saber que fica localizada no campus CEAEC em Foz do Iguaçu. Dentre os principais objetivos da criação do Megacentro Cultural Holoteca está dar vazão ao acervo, que não é possível comportar em virtude do espaço físico atual. É importante enfatizar que a Holoteca possui cerca de 690 mil artefatos do saber e não será desativada após a construção do Megacentro Cultural Holoteca. Ambas as construções se manterão em atividade, com o intuito de colaborar com a expansão dos atributos conscienciais, como a intelecção, a associação de ideias, o discernimento e a memória do pesquisador.

Com uma obra exclusiva, assinada por um arquiteto que gera grande interesse turístico, a expectativa é que o Megacentro Cultural Holoteca seja um atrator de público e, consequentemente, uma porta para mais pessoas acessarem as ideias da Conscienciologia. “Mais do que um ponto turístico, será uma obra com um toque de multidimensionalidade… uma obra diferenciada. E alavancará outras atividades importantes que já estão em processo de planejamento” ressalta Cesar Cordioli.

Para colaborar com o projeto de construção do Megacentro Cultural Holoteca a qualquer momento, basta entrar em contato com a Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC) – worldaiec.org