Antes da Saideira

O cotidiano do consumo de bebidas alcoólicas

Antes da Saideira: livro-reportagem sobre a banalização do consumo de bebidas alcoólicas, de autoria de Isabela Collares, tem no subtítulo da obra seu escopo conteudístico, resultado de pesquisas acerca da temática.

A autora e voluntária do CEAEC apropriou-se dos próprios talentos jornalísticos, área na qual é graduada, para explorar a cotidianidade do consumo de bebidas alcoólicas, trazendo casuísticas impactantes e até mesmo habituais e culturalmente aceitas pela sociedade.

A mídia exerce papel significativo na impregnação de ações e comportamentos, de modo sutil e imperceptível, através de alegres campanhas de marketing. A constatação dessa realidade é a tônica desta obra, elaborada a partir de um projeto com o mesmo título, que leva esclarecimento sobre o assunto principalmente aos jovens, público-alvo principal da obra.

O lançamento virtual ocorreu dia 28 de novembro de 2020 no canal do YouTube da Epígrafe Editora e Livraria, contando com convidados especialistas da área. 

“Na segunda formação, em Jornalismo, um pouco mais madura, comecei a estudar e olhar com senso de observação, senso crítico maior, em relação às lacunas sociais que poderiam ser preenchidas. Uma lacuna social que eu vi de maneira escancarada, que tinha relação direta com o meu passado, com a minha biografia e da minha família, é a banalização do consumo de álcool, em especial no ambiente universitário. Passei a questionar quais as razões que levam tantos jovens, estudantes, professores, a alterar o seu estado de consciência de maneira artificial?” esclarece Isabella. E esclarece que a obra não objetiva deixar o viés moralista de lado, sair da visão de ameaça para uma visão mais positiva, voltado para os reais motivos de se manter lúcido. 

Fica o convite a quem tiver interesse em constatar o quão os costumes familiares, estudantis ou mesmo de grupo de amigos, aparentemente inocentes, podem gerar consequências impensáveis. O uso da racionalidade leva ao consumo moderado, principal recado da autora aos leitores.

Acesse o site: Antes da Saideira

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on email
Share on linkedin

Veja Outros Artigos

Deixe o seu comentário