Pular para o conteúdo

Autocuidado: A dinâmica da saúde integral

Pesquisas e experiências em saúde integrativa

O Lançamento da obra Autocuidado: A dinâmica da saúde integral, escrito pela médica Fernanda Cabral Schveitzer e pela enfermeira Mariana Cabral Schveitzer, aconteceu no dia 18.09.21, em live promovida pela Epígrafe Editora e Livraria, com mediação de Rosemary Salles e participação especial da prefaciadora Maria Paes da Silva, dos convidados Lídia Bolfe, Victor Hugo Germano e Nazaré Almeida e dos Revisores Gisélle Razera e Cesar Cordioli.

Nesse encontro as autoras tiveram a oportunidade de apresentar o Método FEMA – Find-Embrace-Move-Again – uma proposta inovadora para o autocuidado pela ótica da saúde integrativa, cuja prática (como o próprio nome já inspira) se desenvolve em 4 etapas: Encontrar-Acolher-Movimentar-Recomeçar.

"O que a gente propõe neste livro é despertar as pessoas para o resgate do autocuidado."

Mariana Cabral Schveitzer

O leitor encontrará nesta obra conceitos sobre a saúde no ocidente, práticas integrativas e complementares, saúde consciencial, o uso do Método FEMA aplicado no Canvas de autocuidado e um conjunto de conhecimentos e recursos capazes de enriquecer a autopesquisa e a autoconsciência do leitor. A proposta é que a prática e a qualificação do autocuidado aconteça durante a leitura, no dia a dia, em benefício do bem-estar de si próprio e das pessoas com quem se convive ou a quem se assiste profissionalmente.

Foto: Epígrafe
Foto: @metodofema

As autoras convidam o leitor a assumir o autocuidado, a se conectar com suas próprias necessidades e desejos, acolher as demandas existenciais e os desconfortos pessoais, e a mobilizar os recursos necessários para alcançar um novo referencial de bem-estar, de maneira cíclica, recomeçando um novo processo sempre que necessário.

Live de lançamento na Epígrafe Editora e Livraria

"Essa ideia de autopesquisar-se e construir autocientificidade, no sentido de entender como eu conheço a mim mesma, quais são os métodos para isso, que tipo de perguntas eu posso fazer, que tipo de experiências eu posso me disponibilizar a viver, essa concepção de fazer ciência a partir de si mesmo, é algo a se desenvolver ainda."

Fernanda Schveitzer

Para as autoras, o autocuidado é um ciclo dinâmico e contínuo de autoconhecimento. Cuidar de si é um processo complexo influenciado pela cultura e pelo modelo de saúde que cada pessoa se identifica.

As pesquisas para a escrita deste livro foram estruturadas ao longo de uma década, começando por colocar no papel o conhecimento e experiência que as irmãs haviam adquirido desde quando se formaram na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, em 2007. O leitor pode acompanhar a jornada dessa história inspiradora no link: autocuidado.org

Confira a live de Lançamento do Livro: Autocuidado: A dinâmica da saúde integral.