Autopesquisa Conscienciológica – Práticas e Ferramentas

Práticas e Ferramentas para a pesquisa de si mesmo(a)

Tatiana Lopes e Beatriz Tenius lançaram a obra Autopesquisa Conscienciológica – Práticas e Ferramentas no dia 22 de agosto de 2020, durante o Círculo Mentalsomático, pela manhã e, em live da Editares, à tarde. O livro aborda a autopesquisa conscienciológica enquanto desafio de a consciência investigar a si mesma na condição de pesquisadora e objeto de investigação simultaneamente.

O objetivo dessa gestação consciencial é de contribuir para a ampliação do entendimento geral sobre a prática das autopesquisas técnicas, fundamentadas no paradigma consciencial. Nesse sentido, Beatriz Tenius inicia o debate na live de lançamento pontuando que, há vinte anos, o tema ‘autopesquisa’ é um dos seus maiores interesses  e acrescenta:

… por conta da dificuldade que sente um pesquisador da ciência convencional em pesquisar dentro de um paradigma completamente diferente, que estuda a consciência não apenas em uma dimensão, não apenas em uma época, não apenas em um corpo e em uma vida e essa metodologia, para essa pesquisa ser feita, é muito diferenciada da ciência convencional”.

Além disso, a obra apresenta de modo didático, ferramentas ou instrumentos e o passo a passo para a implementação do processo autopesquisístico. “As ferramentas que apresentamos no livro, tanto eu quanto a Beatriz, desenvolvemos para fazermos as autopesquisas. Foi como se estivéssemos aprendendo um ofício e desenvolvendo esse ofício, (…), além de ter que aprender como desenvolver uma autopesquisa, também tivemos que desenvolver algumas ferramentas, e isso foi ao longo da nossa trajetória na Conscienciologia desde 2002.” esclarece Tatiana Lopez.

Para quem tem interesse em sistematizar a pesquisa de si mesmo(a) e os autorregistros, essa obra traz em detalhes, caminhos e possibilidades para a dinamização desse processo.

Foto: Editares