Pular para o conteúdo

Avaliação da II Semana de Comunicologia

Voluntários de comunicação podem dar sua opinião

Acompanhe a abertura da II Semana de Comunicologia.

Reproduzir vídeo

A Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS) convida a comunidade conscienciológica, principalmente voluntários das áreas de comunicação das instituições conscienciocêntricas, a avaliarem os painéis promovidos durante a II Semana de Comunicologia, realizada de 08 a 17 de maio de 2021, com o slogan Construindo a Comunicação Integrada Multidimensional, da qual participaram 16 ICs, 1 Pré-IC, voluntários da Holomemória da Conscienciologia, da Comissão de Interassistência Tecnológica, do Colegiado da Conscienciologia, da Unicin, além de jornalistas e lideranças em comunicação.

O evento foi organizado em 10 painéis expositivos e interativos, online, com 2 horas de duração cada, das 19h às 21h, sendo 6 gratuitos e 4 pagos. A realização da Semana foi possível graças ao apoio e envolvimento de autores, docentes, voluntários e epicentros de ações e projetos de comunicação e de tecnologia da comunidade conscienciológica. As palestras, debates, minicursos e oficinas objetivaram proporcionar visão de conjunto das atividades institucionais e suprainstitucionais em andamento.

Link da matéria do Click Foz em  2017. 

A primeira Semana de Comunicologia ocorreu em julho de 2017, com o tema Reciclagens das Posturas Artísticas. Essa segunda edição foi planejada para finalizar em 17 de maio, Dia Internacional das Comunicações e Telecomunicações, representando um marco no resgate de data significativa para o  reforço das ações de comunicação tanto para a instituição fundada em 2005, quanto para a comunidade conscienciológica.

Evidência desse significado foi o slogan Construindo a Comunicação Integrada Multidimensional formando a sigla CIM, repercutindo nos posicionamentos, a exemplo do comentário da pesquisadora Izabel Conceição, participante do painel de abertura, sobre seu insight  ao receber o convite: “diga SIM à CIM”, afirmou Izabel.

Foto: COMUNICONS

Para quem não pôde participar, ainda dá tempo de dar o seu “sim” e integrar a proposta, avaliando os painéis na página YouTube da Comunicons As sugestões e heterocríticas contribuirão para aprimorar as atividades da III Semana de Comunicologia, bastando preencher o questionário a seguir:

FICHA DE AVALIAÇÃO Evento: II SEMANA DE COMUNICOLOGIA – Construindo a Comunicação Integrada Multidimensional – 08 a 17/05/2021

Temáticas dos painéis de 2021

Os painéis, construídos em conjunto com os convidados, foram apenas uma ‘pincelada’ nos temas que serão trabalhados mais à frente, dependendo da relevância e da demanda existente ou que vier a surgir.

Painel 1. No painel de abertura, por exemplo, buscou-se trazer um ‘panorama’ das ações e projetos de comunicação institucionais e suprainstitucionais da comunidade conscienciológica.

Painel 2. No segundo dia, abordou-se a Infocomunicologia com a equipe da Comissão de Interassistência Tecnológica (CIT), da Unicin.

Painel 3. O trinômio Comunicabilidade-Intelectualidade-Parapsiquismo envolveu 3 instituições: Assipi, Intercampi e Comunicons, nesse terceiro painel.

Painel 4. Os Efeitos da Escrita na Coletividade: o papel do emissor e do receptor na comunicação integrada foi o tema do quarto painel, com a autora do livro Comunicação Evolutiva, Ana Seno, especialista em Comunicologia, e com o escritor, autor de mais de 20 obras, Edvaldo Pereira Lima, especialista no jornalismo literário, criador do  Storytelling Lab storycoach.com.br

Painel 5. No quinto painel, a temática a Comunicação Pacífica no processo integrativo, reuniu equipes dos Laboratórios Pacificarium, Serenarium e futuro Conscientiarium; da Dinâmica Interassistencial da Megafraternologia, da Pré-IC Serenus e de expertises em grupos de Comunicação Não-Violenta.

Painel 6. Estudos de Caso em Mídia Aberta trouxeram, no sexto painel, um histórico de Programa de Rádio Conscienciológico, a proposta para a Midiateca da Conscienciologia, a Pesquisa de Palavras-Chaves na Internet; Paracirurgia e Ectoplasmia na Universidade, envolvendo Apex, IIPC, Ectolab e voluntários do  CEAEC, Juriscons e Comunicons.

Painel 7. O sétimo painel foi uma Oficina de Audiovisuais Conscienciais com os professores da Escola de Roteiros da Comunicons, Ana Paula Simões e Amaury Pontieri.

Painel 8. No oitavo painel, a Ciência da Comunicologia, Holomemória e Parapedagogia Midiática, foi abordada a importância da legitimação das fontes históricas, da comunicação gruporrevezamental, da paraeducação e a introdução ao Tratado de Comunicologia, por epicentros dessas ações.

Painel 9. Narrativa Transmídia foi a temática do nono painel, com estudo de casos na comunidade conscienciológica e fora dela.

Painel 10. A Escrita Conscienciológica, no décimo painel, reunindo Editares, Encyclossapiens, Epígrafe, Consecutivus e Evolucin, proporcionou um balanço da maneira como essas instituições vêm trabalhando e de como o público vem acessando suas gestações conscienciais, o entendimento do quê a pesquisa das vidas passadas comunica ao autopesquisador, e dos esforços para acessar os intermissivistas desde a infância.

Durante a II Semana de Comunicologia, houve também a live da Ação Integrada da comunidade conscienciológica sobre Comunicação e Grupalidade reunindo voluntários da Aracê, CEAEC, IIPC e Comunicons. A Comunicons almeja reunir a totalidade de instituições ou projetos e ações em comunicação conscienciológica na III Semana de Comunicologia, que será construída a partir das sugestões recebidas.

Expediente da matéria:

Para saber mais acesse: