CEAEC marca presença no Projeto Capacita-Guias

O CEAEC marcou presença no projeto Capacita-Guias em sala virtual no dia 07 de janeiro, com a presença 147 guias do setor de turismo de Foz do Iguaçu, participação do vice-secretário Geral do CEAEC, Janer Vilaça, e apresentação dos professores Eliane Renata Ferreira, do Colegiado do Receptivo e Giuliano Giannini  do Colegiado do Técnico-Científico sobre o setor de acolhimento aos visitantes da instituição.

 

No dia 12 de fevereiro a voluntária Eliane Renata Ferreira, aluna e docente do curso, representou o CEAEC na cerimônia de encerramento do projeto que teve duração de três meses com aulas totalmente virtuais, exceto duas aulas práticas, sendo uma na Itaipu Binacional e outra no Parque Nacional do Iguaçu. 

 

O projeto Capacita-Guias 2020 é uma iniciativa da Itaipu, por meio de um convênio com o Instituto Polo Internacional Iguassu e apoio do Sebrae, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com objetivo de proporcionar recursos para qualificação profissional, visando uma retomada do trabalho com ainda mais qualidade e o apoio a uma das classes que mais sofrem com as mudanças sociais decorrentes do COVID-19, por meio de bolsas de estudos. 

Representantes das instituições parceiras e guias certificados em curso da Itaipu Binacional. (Foto: Sara Cheida)
Voluntárias do CEAEC integram o evento (Foto: Sara Cheida)

Os guias de turismo foram esclarecidos sobre o que é a Conscienciologia, o CEAEC, o Princípio da Descrença e os  espaços científicos, museológicos e culturais do campus.  Os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre a Cognópolis. Uma oportunidade ímpar de  divulgar o CEAEC, seu potencial de atrativo turístico na região, visitado por pessoas vindas de vários países.

 

Para quem ainda não visitou, vale informar que a Cognópolis Foz é um Campi composto de 5 campus: CEAEC, Polo Discernimentum, Assinvéxis, OIC e Reaprendentia. Esses campus deram nome ao bairro ‘Cognópolis’, que abriga área de preservação ambiental, moradias e condomínios e centro empresarial, funcionando com mais de 20 instituições sem fins lucrativos, especializadas em pesquisas da consciência, do ser ou da essência humana. É um lugar para ‘se conhecer’.

 

O CEAEC  é um desses campus, composto por diversificados ambientes como rede de laboratórios de autopesquisa; Ágora para debates;  ambientes de estudo; espaços museológicos  e encorpada biblioteca para atender às demandas pesquisísticas nos mais diversos campos do saber. Possui restaurante, lanchonete, refeitório comunitário e a Livraria e Editora Epígrafe. Oferece hospedagem para pesquisadores, em meio à natureza exuberante, corredores ecológicos e biodiversidade de fauna e flora. Espaços que fazem do Campus CEAEC local único e singular.

 

Tudo isso chama a atenção de visitantes  do Brasil e do mundo, tanto pelas estruturas inovadoras relacionadas à arquitetura, quanto pela exposição museal a céu aberto e recantos idílicos. Muitos vêm em busca de autoconhecimento, vêm participar de cursos, atividades de autoexperimentação tanto grupais (em Dinâmicas Parapsíquicas),  quanto  individuais (em Laboratórios Conscienciológicos). 

 

Os visitantes podem fazer a Visita Técnica, um circuito chamado ‘Um passeio pelo conhecimento’, criada pelos ‘Cicerones’ (guias internos) do CEAEC em conjunto com a área técnico-científica, com a finalidade acolher os visitantes em suas demandas, orientar e esclarecer as curiosidades a respeito das estruturas inovadoras, seus objetivos, propósitos, peculiaridades, modo de funcionamento e horários. “Para nós, o  visitante é personalidade ilustre, então, buscamos ser o melhor dos anfitriões, proporcionando um passeio agradável e prazeroso” afirmam os guias internos.

 

O circuito tem duração de 2 a 3 horas e percorre os seguintes locais:

1. Tertuliarium

2. Aleia dos Gênios

3. Holociclo

4. Holoteca

5. Fitolab

6. Rosa dos ventos e Bandeira da ONU

7. Praça da Paz

 

Outros atrativos:

 

  • Visita técnica temática: Grupos escolares, instituições específicas, grupos estrangeiros, etc;
 
  • Visita técnica específica:  diversas áreas de ciência e tecnologia;
 
  • CEAEC Day: Circuito UPPC + Atividades práticas bioenergéticas (Laboratórios de Autopesquisa e Dinâmicas Parapsíquicas);
 
  • Interação com a natureza: Bioenergia & Natureza (Banho de floresta); Caminhada Bioenergética (com aplicação da técnica do Estado Vibracional); Birdwatching ou observação de aves; Temporada de Orquídeas. 

 

 

O horário de visitação era todos os dias do ano, das 9h às 17h, antes das restrições do momento pandêmico. Em janeiro, continuam em funcionamento, o restaurante, a Livraria Epígrafe e os laboratórios individuais, com as devidas medidas protetivas.

Para mais informações:

 E-mail: receptivo@ceaec.org ou ceaec@ceaec.org

Site do CEAEC: https://campusceaec.org/ceaec/  

 

Siga-nos nas redes sociais:                    @CampusCEAEC @CEAECinternational