CEAEC retoma as atividades na esfera presencial

A união entre os voluntários foi fundamental para a retomada dos trabalhos.

Após quase dois anos de portas fechadas, no mês de março de 2022, o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC – iniciou o processo de abertura das atividades e estruturas para o público em geral. O que contribuiu para o retorno foi a adoção de medidas protetivas por todos os voluntários, associadas ao alto índice de vacinação no município de Foz do Iguaçu.

O retorno das atividades presenciais do Campus CEAEC é uma das notícias mais aguardadas pela Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Neste que é conhecido por ser um grande balneário bioenergético, agora a presencialidade nos espaços conscienciocêntricos volta a fazer parte da vida dos moradores e de toda comunidade.

A união e o trabalho das equipes dos diversos setores que compõem a instituição foram o grande diferencial na otimização dos ambientes para receber alunos, hóspedes e visitantes. As ações para a retomada contribuíram ainda para a integração de voluntários de diversas áreas, que há muito tempo não se encontravam, fortalecendo o senso de grupalidade e de pertencimento, tão necessários para a expansão das ideias de ponta.

O Setor de Estrutura e Meio Ambiente, por exemplo, se mobilizou para a realização de podas, plantio de mudas e manejo das plantas, embelezamento dos vasos e estátuas. Aulas informativas sobre as estações e a influência  do cosmos no planeta, mediadas pelo professor Janer Vilaça, também fizeram parte deste movimento.

Equipe do setor ambiental do CEAEC (Foto: Acervo CEAEC)
Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC

Os primeiros ensaios de readaptação para o retorno às atividades presenciais foram dados pelo Tertuliarium, em meados de setembro, nas apresentações do Epicentrismo em Debate. Ocorreram aos poucos, sem abrir mão dos pré-requisitos sanitários preventivos. Desde janeiro está recebendo o público limitado a 20 pessoas e exigindo o uso obrigatório de máscara e vacinação completa.

Com o tempo a reabertura se estendeu às demais atividades naquele espaço: defesa de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, Tertúlia Matinal, Círculo Mentalsomático e Areópago Conscienciológico.

Foto: Acervo CEAEC

"Finalmente estamos retomando as atividades no Tertuliarium, seguindo todos os protocolos gerais de segurança. O Epicentrismo em Debate, atividade do Conselho de Epicons, foi a primeira a retomar de maneira regular, no dia 17/09/2021. Na sequência tivemos a retomada das Tertúlias Conscienciológicas diárias, a partir do dia 18/10/2021 e no dia 10/10, a Tertúlia Matinal. Já o Círculo Mentalsomático retomou as ações no dia 13/11/2021."

Registra a voluntária e coordenadora do Tertuliarium, Francineide Afonso.

Outra excelente notícia para todos os pesquisadores e demais consciências afinizadas com o paradigma consciencial, é a reabertura da Casa do Pesquisador Village. Para isso, foi criado o Programa de Imersão no Balneário Bioenergético CEAEC, que inclui: três dias de hospedagem no Village (com café da manhã e almoço); tour pelo Circuito: Um passeio pelo conhecimento; experimentação em Laboratórios de Autopesquisa de manhã ou à tarde; participação de Dinâmicas Parapsíquicas ao Ar Livre. Essa programação possibilita ao interessado desfrutar de um espaço otimizado para realizar experimentos pessoais, autopesquisa e investir no desenvolvimento parapsíquico no primeiro centro de autopesquisa conscienciológica do planeta.

Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC

"O pesquisador que se hospeda no Village tem uma oportunidade única de investimento na autopesquisa, por estar em um ambiente bioenergético que favorece a conexão com a multidimensionalidade e com a essência consciencial. Tem à disposição no campus mais de 17 Laboratórios Conscienciológicos, além das Dinâmicas Parapsíquicas ao ar livre, ocasião singular para contemplar os planetas, ampliar a cosmovisão, fazer introspecção e reflexão quanto à intraconsciencialidade."

Explica Rosa Dias, coordenadora do setor de hospitalidade que acrescenta um cordial convite aos pesquisadores-leitores interessados na autoevolução.

As atividades como cursos e palestras permanecem no modo virtual por enquanto. Esta foi uma das áreas onde mais ocorreram transformações nos últimos dois anos, acelerada pelo contexto pandêmico. Em consequência, o CEAEC desenvolveu uma loja virtual para disponibilizar uma grande variedade de cursos, em português, espanhol e inglês. Alguns deles são gratuitos, facilitando e ampliando o acesso de um contingente muito maior de interessados no aprofundamento de temas conscienciológicos.

A equipe de voluntários do Holociclo, por sua vez, retomou as atividades internas no mês de outubro e reabriu para o público no dia 11/12/2021. Fechou em Janeiro e Fevereiro e reabriu em 29 de Março aos sábados e domingos, de 08h às 12h e de 14h30 às 18h. A lotação máxima é de um mantenedor e dez pesquisadores/visitantes. Não é necessário agendamento.

As atividades internas da Holoteca retornaram no primeiro semestre de 2021, porém com número de voluntários reduzidos por dia. O acesso do público também foi permitido a partir de 11 de Dezembro, às terças, quintas e sextas-feiras, à tarde, e voltou a fechar em Janeiro e Fevereiro, reabrindo o atendimento aos visitantes no dia 21 de Março nas terças, quartas e quintas das 14h30 às 18h com limitação de cinco pessoas por vez.

Foto: Acervo CEAEC

Quanto aos 17 Laboratórios Conscienciológicos de Autopesquisa, a coordenadora Rita Remédios explica que eles estavam funcionando no modelo imersão, mas já retomaram as atividades normais, nos horários da manhã, 8h30 e 10h30, à tarde das 15h e 17h e a noite às 19hs, porém com agendamento prévio na recepção do CEAEC até às 17h. Para o pesquisador de primeira vez, é sugerido ainda agendar uma orientação técnica antes de reservar o laboratório.

O Restaurante e Cafeteria Sabor & Letras e a Editora e Livraria Epígrafe permaneceram funcionando de forma ininterrupta, porém, seguindo todas as restrições. A Cafeteria reabriu em novembro último, promovendo uma comemoração especial para os frequentadores que estavam com saudade de vivenciar esse ambiente aglutinador e fraterno.

Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC
Foto: Acervo CEAEC

"Olá a todos, comunicamos que o CEAEC está reaberto, e quase todas as atividades estão funcionando normalmente. Estamos com dinâmicas regulares ao ar livre, dinâmicas em salão de modo experimental, laboratórios de autoexperimentação, cursos online e presenciais, livraria, restaurante, debates no Tertuliarium, Village para hospedagem e imersão no campus. Atividades de pesquisa no Holociclo e Holoteca já estão disponíveis em alguns dias da semana. Sejam bem vindos!"

Reforça Roberto Leimig, secretário-geral do CEAEC.

Para quem deseja visitar o CEAEC, entretanto, é preciso fazer o registro prévio, neste link , no site do campus CEAEC ou pelo Whatsapp da recepção +55 (45) 9 9104-7905. Visitantes em grupo com mais de cinco pessoas devem fazer o agendamento pelo link com dez dias de antecedência pelo menos.

Saiba mais sobre o retorno das atividades acompanhando as redes sociais do campus.

Expediente da matéria:

Mais sobre

Em alta

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print