Conheça o Projeto do Dicionário de Especialidades da Conscienciologia & Disciplinas Correlatas (DEC)

O objetivo da equipe é disponibilizar aos pesquisadores o panorama das especialidades que compõem a Conscienciologia.

A equipe de orismólogos do Holociclo (CEAEC) está desenvolvendo o Dicionário de Especialidades da Conscienciologia & Disciplinas Correlatas. As pesquisas foram iniciadas em 2014 tendo por meta realizar trabalho de sistematização terminológica das especialidades conscienciológicas que propicie maior facilidade comunicativa, precisão conceitual e harmonização dos neotermos constantemente elaborados. Até julho deste ano foram compiladas mais de 4500 especialidades.

Esse dicionário visa também, a composição de 1000 entradas com as especialidades mais representativas do atual estágio de desenvolvimento da Conscienciologia, além de fornecer, complementarmente, uma listagem geral, o mais abrangente possível, das logias, ciências, disciplinas, especialidades, subespecialidades e variantes de todos os ramos de estudo, encontradas no universo das publicações conscienciológicas.

Foto: Pixabay

“A profusão das Neociências ou das especialidades da Conscienciologia, além de demonstrar a complexidade da consciência, em si, enriquece o trinômio interdisciplinaridade-multidisciplinaridade-transdisciplinaridade, abrindo campo para a Cosmovisiologia mais ampla das conscins lúcidas” (Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia Digital; 9ª Ed.; 2018; p. 15 573)

O projeto em andamento está formalizado junto ao Conselho Internacional de Neologística & Terminologia da Conscienciologia (CINEO), por uma das equipes de orismólogos do Holociclo, atualmente composta por Augusto Freire (Coordenação), Cristina Pacheco (Coordenação), Ivone Cubarenco, Luiz A. de Oliveira e Regina Camarano.

Equipe de orismólogos (Foto: Cristina Pacheco)

O trabalho vem sendo desenvolvido a partir da categorização temática das especialidades que fazem parte da macroestrutura (entradas), constituída de microestrutura de variáveis analíticas composta por definição, exemplo de uso, variantes, sinonímias e antonímias (quando existentes no corpus bibliográfico pesquisado), datação dos termos e sistema de remissivas, e tem orientado a escrita de artigos expondo modelos de apresentação e conteúdo para a análise crítica dos leitores e estudiosos.

De acordo com as pesquisas realizadas pela equipe, a expressão dos termos ou dos grafopensenes através de logias tem a intenção de enfatizar o lógos, a cognição, a racionalidade, a Ciência, em todos os objetos passíveis de serem estudados pela consciência.

“A Conscienciologia implica ter olhar atento, científico, multidimensional e transdisciplinar às oportunidades de aprendizagem proporcionadas pelo cotidiano intrafísico, revelando as infinitas possibilidades de pesquisas, pautadas no paradigma consciencial, dos objetos de estudos intra ou extraconscienciais que fazem parte do Cosmos”, apontam Ivone Cubarenco e Mércia Oliveira no artigo Especialidades da Conscienciologia e o Contexto Atual, página 61.

No atual estágio do trabalho, das 940 entradas já selecionadas, cerca de 670, aproximadamente 70%, possuem definição em algum estágio de elaboração, sendo 42% constituídas de definições já publicadas e as demais estão sendo feitas pela equipe a partir das pesquisas de conteúdo. Além das entradas principais, serão acrescidas, na condição de entradas secundárias, algumas variantes e um grande número de especialidades derivadas, já identificadas, que possuem definição.

As fichas terminológicas em elaboração podem ser visualizadas no link:

A equipe conta com contribuições eventuais de voluntários de Instituições Conscienciocêntricas (ICs) na definição de especialidades concernentes às suas respectivas áreas de pesquisa, além do apoio técnico de especialistas em informática, entre eles, o voluntário Marcelo Nachbar da Comissão de Interassistência Tecnológica da Unicin, que estruturou a base de dados na Wiki.

“O projeto do DEC não se propõe a ser algo definitivo e imutável, mas dinâmico e variável, conforme o são as pesquisas no paradigma consciencial, pretendendo refletir um panorama ou aproximação inicial, mesmo que ainda rudimentar, do atual estado ou momento de desenvolvimento do conhecimento sobre as especialidades conscienciológicas e suas terminologias.” afirmam os pesquisadores Cristina Pacheco, Mércia Oliveira, Augusto Freire, Ivone Cubarenco e Luiz Oliveira na página 15 do artigo Projeto do Dicionário de Especialidades da Conscienciologia & Disciplinas Correlatas: Uma Perspectiva Orismoconscienciológica.

Tendo em vista o trabalho extenso, minucioso e especializado, a equipe convida pesquisadores especialistas das diversas áreas da Conscienciologia para integrarem esse projeto. Os interessados em colaborar ou tirar dúvidas podem entrar em contato pelo e-mail.
especialidades.conscienciologia@gmail.com

LINKS RELACIONADOS:
1. Artigos:
Projeto do Dicionário de Especialidades da Conscienciologia & Disciplinas Correlatas: Uma Perspectiva Orismoconscienciológica.

Especialidades da Conscienciologia e o contexto atual.

2. Listagem geral de logias.
3. Página da Wiki com as fichas terminológicas em elaboração.