Conselho Intercientífico apresenta novo regimento

Atualização almeja consonância com o momento atual da Conscienciologia

Durante a VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia, foi apresentado o novo regimento do Conselho Intercientífico da Unicin. Os trabalhos de revisão e readequação foram iniciados em setembro de 2019 e finalizados em março de 2021, coordenado por Alexandre Zaslavsky e Nilse Oliveira.

As atualizações vão ao encontro dos novos objetivos e realidade atual da Conscienciologia, em que já são publicados 18 diferentes periódicos técnico-científicos e a Enciclopédia da Conscienciologia ultrapassa os 5.500 verbetes, produzidos por mais de 800 verbetógrafos, condição bem diferente daquela existente em 2005, época da criação do Conselho Intercientífico, quando foi lançado o primeiro verbete da Enciclopédia, pelo professor Waldo Vieira, e a comunidade conscienciológica contava com apenas 3 periódicos.

O upgrade das diretrizes é um marco importante, pois resulta de estudos e debates no âmbito do conselho com representantes técnico-científicos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) e da coordenação-geral dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia.
Entre as principais especificações do documento, estão: critérios de participação dos integrantes e atuação dos coordenadores; elaboração de pareceres técnicos; princípios, objetivos, atribuições e metodologia de trabalho alinhados ao materpensene do Conselho Intercientífico, que é a cientificidade no paradigma consciencial.

O que é o Conselho Intercientífico

O Conselho Intercientífico é o órgão pertencente à União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN), que tem por função a criação de mecanismos de desenvolvimento da pesquisa conscienciológica e qualificação da cientificidade na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), promovendo a integração entre Organismos Conscienciocêntricos (OCs) e o intercâmbio científico.

Tem por objetivos promover o debate, a pesquisa, o desenvolvimento, o aprofundamento, a organização e a sistematização da ciência Conscienciologia, observando o estatuto da UNICIN.
Estão incluídas nas incumbências do Conselho: emitir pareceres normativos com políticas gerais para os projetos de pesquisa; acompanhar os Grupos de Pesquisas Conscienciológicas (GPCs) e as pesquisas em andamento, sugerindo ou não modificações.
Com a intenção de integrar a metodologia pesquisística do paradigma consciencial às atividades conscienciocêntricas, o Conselho Intercientífico pretende atuar mais próximo aos departamentos científicos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs), aos Colégios Invisíveis da Conscienciologia e demais Organismos Conscienciocêntricos, promovendo o somatório de ideias e experiências entre o maior número de voluntários, objetivando o trabalho em conjunto entre equipes intrafísicas e equipes extrafísicas para a fixação do holopensene da pesquisa conscienciológica. 

De acordo com as diretrizes revisadas, eis, em ordem alfabética, 13 incumbências atinentes à alçada do Conselho Intercientífico:

01. Cosmoética. Atuar na condição de instância de apreciação relativa à ética científica na CCCI.

02. Cultura. Fomentar cursos e atividades visando ampliar a cultura científica no âmbito da CCCI.

03. Grupos. Definir diretrizes e orientar quanto às melhores práticas no desenvolvimento das pesquisas conscienciológicas.

04. Informação. Auxiliar na integração de dados e no acesso a informações dos diversos periódicos conscienciológicos.

05. Integração. Promover meios de integração na CCCI entre professores, autores, pesquisadores institucionais e independentes, Colégios Invisíveis da Conscienciologia e setores técnico-científicos das ICs para o desenvolvimento científico.

06. Intercâmbio. Incentivar eventos de intercâmbio científico entre as ICs e demais instituições de Ciência e pesquisa internacionais.

07. Metodologia. Estimular o desenvolvimento e sistematização de metodologias, técnicas e instrumentos aplicáveis à pesquisa conscienciológica.

08. Panorama. Colaborar na formação da visão panorâmica das pesquisas conscienciológicas.

09. Parecer. Elaborar pareceres técnicos, quando solicitados ou por iniciativa própria.

10. Política. Formular política geral referente aos grupos de pesquisa da CCCI.

11. Posicionamento. Posicionar-se em relação a questões polêmicas envolvendo a cientificidade no âmbito do paradigma consciencial, apoiado no princípio da descrença.

12. Publicações. Formular política geral regulamentadora da publicação de periódicos da Conscienciologia.

13. Técnico-científico. Apontar critérios gerais aplicáveis às áreas de natureza técnico-científica das ICs e apreciar o plano técnico-científico das pré-ICs.

A coordenadora Nilse Oliveira, explica todo esse processo na defesa do Verbete Conselho Intercientífico, número 5.645, em 19.07.2021, encerrando com dedicação pesquisítica o voluntariado no conselho, o qual foi iniciado em 2017. Nilse passou suas atividades no conselho à Izilda Fresiansd e segue agora novos desafios evolutivos na instituição conscienciocêntrica Conscius.

"Com grata satisfação que após essa VII Semana Paracientífica, encerro o meu ciclo de coordenação no Conselho Intercientífico iniciado em 2017, após também ter participado das definições das diretrizes do regimento atual, concluídas em março de 2021"

Nilse Oliveira

O Conselho Intercientífico é integrado por voluntários escolhidos da seguinte forma: até 2 conselheiros por Instituição Conscienciocêntrica (IC), indicados pela coordenação-geral de cada Instituição; e até 2 conselheiros dos Colégios Invisíveis, indicados pela coordenação-geral dos Colégios Invisíveis. Todos os conselheiros devem apresentar vínculo ativo de voluntariado em instituição conscienciocêntrica, e as indicações devem levar em conta o histórico de pesquisas e publicações técnicas.

O Conselho atende demandas encaminhadas pela comunidade conscienciológica, voluntário, instituição conscienciocêntrica ou colégio invisível. As reuniões ordinárias do Conselho Intercientífico ocorrem 1 vez por mês. Sempre que necessário, a coordenação do conselho poderá convocar reunião extraordinária visando o completismo dos objetivos pendentes. O e-mail para contato é intercientífico@unicin.org