Histórico

A Evolução do Jornal da Cognópolis em 26 anos de história

Quando um grupo de pesquisadores e voluntários da Conscienciologia decidiu abrir picada e iniciar a implantação do que se tornaria a primeira Cognópolis focada nos estudos da consciência do planeta, em Foz do Iguaçu, no Paraná, sentiram também a necessidade de documentar todo o movimento que faziam e deixar registrado, para os demais voluntários que acompanhavam a migração do grupo, como estava o andamento dos trabalhos, a partir de meados de 1995.

Foram 85 edições em sete anos sob a coordenação da equipe da cooperativa, que no início, nem chamava o documento de jornal; era apenas um folheto com apontamentos sobre as obras em andamento, como a construção do salão de eventos, os laboratórios e a holoteca.

Para Izabel Conceição, uma das voluntárias e coordenadoras da cooperativa, “cada edição reflete um momento evolutivo e o holopensene da equipe que atuou neste período no CEAEC. Os primeiros números, de apenas uma página, eram reproduzidos em fotocópias. O aprimoramento do trabalho e a melhoria da infraestrutura do CEAEC possibilitaram que a publicação começasse a ser impressa em gráfica e a edição ampliada para 4 páginas”.

A partir da edição 19, o jornal começou a veicular os Boletins da Conscienciologia, com artigos de autoria do prof. Waldo Vieira, passando a trazer todos os meses, novidades de pesquisa na área da Conscienciologia. Durante os sete anos, o periódico foi distribuído à cooperados, condôminos, colaboradores, assinantes do Brasil e exterior e a todas as Unidades do IIPC.

“Mais do que papéis impressos e informações que chegaram a diversos lugares e pessoas, essas edições representavam oportunidades de acesso ao grupo evolutivo da Conscienciologia e as interações com a teia multidimensional que envolve colaboradores do CEAEC, entrevistados, intermissivistas e leitores em geral”, comenta Izabel.

Fundada a Cooperativa dos Colaboradores do IIP.

15/07/1995

lançado o Informativo do Centro de Altos Estudos da Consciência - Ano 1 Número 1.

Propósito do Informativo. Manter os cooperados atualizados tanto do Fluxo Financeiro quanto dos projetos e diretrizes administrativas da Cooperativa.

Agosto/1995

Último Informativo que publicou o Fluxo Financeiro da Cooperativa, passando este, a ser enviado como encarte. Pois, o informativo passou a ser divulgado para o público em geral, inclusive, pessoas da sociedade, fora do âmbito da Conscienciologia e esse tema financeiro era restrito aos cooperados e colaboradores do IIP.

Janeiro/1998

Criada a Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia - CEAEC para absorver a gama de pessoas que estavam chegando a Foz do Iguaçu disponíveis para o trabalho Voluntário, o que não seria possível no sistema cooperativista.

Julho 2002

Último Jornal publicado pela Cooperativa, passando então a ser publicado pela Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Consciência - CEAEC, Ano 8, Número 85.

Agosto de 2002

A partir do número 86, Ano 8, o periódico passou a ser chamar Jornal Campus CEAEC marcando o início da gestão da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, que passou a administrar a instituição.  Nesta fase, entre 2002 e 2009, o jornal continuou retratando as principais notícias do CEAEC. Com a expansão da Cognópolis, também passou a registrar fatos envolvendo outras instituições e toda a comunidade conscienciológica.

Entre 2002 e 2009

Jornal Campus CEAEC passa a ser Jornal da Cognópolis, com produção coordenada pela Comunicons.

A partir de 2009

Em 2017 se torna oficialmente uma publicação suprainstitucional da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional – CCCI, passando a ser coordenado por equipe de voluntários de múltiplas ICs e custeado por todas as instituições conscienciocêntricas.

Em 2017

Em fevereiro de 2021 o Jornal da Cognópolis se torna online, integrando o Portal da Conscienciologia.

 

Fevereiro de 2021

* Colaboraram nessa matéria Izabel Conceição e Denise Paro.