Pular para o conteúdo

Manual de Leitura Lúcida: guia prático para ler textos de diferentes áreas do conhecimento

Você seleciona o que lê?

Da esquerda para a direita a editora Mirian Kunz e as organizadoras: Adriana Kauati; Eliana Manfroi; Ninarosa Manfroi. (Foto: Editares)

O mais novo lançamento da Editares é assinado pelas organizadoras Adriana Kauati, Eliana Manfroi e Ninarosa Manfroi. Uma antologia com as vivências de 19 especialistas sobre o universo da leitura em diversificadas vertentes com o título de Manual de Leitura Lúcida: Guia Prático para Ler Textos de Diferentes Áreas do Conhecimento. A obra foi apresentada ao público durante o Círculo Mentalsomático do dia 16 de outubro de 2021 e mais tarde em uma live na Editares mediada pela editora da obra, Miriam Kunz.

Os especialistas que grafaram seus conhecimentos acerca da temática são: Adriana Lopes, Andressa Lima, Cristiane Ferraro, Denise Paro, Dulce Daou, Ernani Brito, Fernanda Schroeder, Lilian Zolet, Luciano Melo, Mabel Teles, Maximiliano Haymann, Nara Oliveira, Otto Mendonça, Pedro Fernandes, Roberta Bouchardet e Roberto Almeida, Eliana Manfroi e Ninarosa Manfroi.

Participantes da sessão de autógrafos no Campus CEAEC (Foto: Editares)

Distribuídos em 23 capítulos, eles compartilham as melhores práticas, técnicas, estratégias e indicações para selecionar, avaliar, aplicar, registrar e aproveitar o que leem, para o aproveitamento máximo de conteúdos das leituras em meios impressos ou virtuais, com o objetivo de autopesquisarem-se e desenvolverem a leitura polimática.

Aconteceu ainda uma tarde de autógrafos, no domingo, dia 17 de outubro de 2021, no CEAEC. Respeitando os protocolos de segurança e com acesso escalonado por divisão alfabética do nome, os leitores circularam pela Aleia dos Gênios da Humanidade, na entrada do Tertuliarium.

Tarde de autógrafos movimentada na Aleia dos Gênios da Humanidade
Foto: Editares

O livro é fruto do curso Leitura Lúcida, oferecido pelo CEAEC desde 2015 e já está na 12ª edição, que tem o objetivo de fomentar a aquisição de neo-hábitos de estudo e pesquisa para o desenvolvimento de leiturofilia crítica, a polimatia e a escrita. As aulas apresentam ferramentas para leitura técnica e otimizada, métodos para organização da biblioteca pessoal e dos ambientes de leitura, recurso para autodesassédio mentalsomático, tecnicidade para o autodidatismo em 6 encontros na modalidade EAD, além de atividades intermódulos com acompanhamento de preceptores e conferências estilo TED (Technology, Entertainment, Design).

"Sem leitura, não há cognição. O melhor é viver lendo. Se a conscin lúcida não tem, por exemplo, 100 livros ou fontes de leitura disponíveis para ler em casa, na biblioteca pessoal ativa, está ainda muito medievalesca. O ideal é ampliar o microuniverso consciencial com as investigações mentaissomáticas, autodidáticas e permanentes."

Waldo Vieira, Dicionário de Argumentos da Conscienciologia, p.163

Confira o debate sobre esse tema relevante para ampliar a cognição e visão de mundo.

Pré-lançamento no Círculo Mentalsomático:

Live de Lançamento:

Expediente da matéria:

Para saber mais acesse:

Mais sobre

Em alta

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print