Pular para o conteúdo

VIII Semana Paracientífica da Conscienciologia teve aumento no engajamento de pesquisadores

De 19 a 25 de julho de 2021 aconteceu a 8ª edição da Semana Paracientífica da Conscienciologia, totalmente no formato online, pelo 2º ano consecutivo. Fruto do trabalho contínuo do Conselho Intercientífico da Unicin e dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia, esse encontro é anual e visa a interação entre pesquisadores interessados no desenvolvimento das pesquisas conscienciológicas.

A VIII Semana Paracientífica contou com 3 minicursos, 4 conferências, 4 miniconferências e 3 mesas de debate, resultando no total de 12 artigos, 2 relatos e 10 resumos de pesquisas que encontram-se em andamento. O destaque deste ano foi a participação de 13 Colégios Invisíveis da Conscienciologia, dentre os 22 existentes (ano-base: 2021)

Também merecem destaque os pré-eventos: lançamento do Portal de Periódicos da Conscienciologia durante o Círculo Mentalsomático, em 17 de julho; Tertúlia Matinal, em 18 de julho, com o tema Etapas da Abordagem Conscienciométrica e 5º Fórum de Periódicos da Conscienciologia, em 23 de julho.

Atividades pré-evento

Tertúlia Matinal: Etapas da Abordagem Conscienciométrica

Português
Inglês
Espanhol

Círculo Mentalsomático: Portal de Periódicos da Conscienciologia

Entre os principais objetivos desse evento está a ampliação da interassistência por meio do holopensene científico, a visibilidade à produção pesquisística da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) e o fomento do debate sobre a cientificidade e o avanço das especialidades da Conscienciologia de modo intercooperativo e interassistencial.

Foto: VIII Semana Paracientífica

Em 2021 foi notável o upgrade na qualidade do evento que vem evoluindo ano a ano, denotado pelo alto nível dos trabalhos expostos, pelas avaliações positivas feitas pelos participantes e pela participação inédita de 125 inscritos, conforme observa a equipe organizadora do evento integrada por Alexandre Zaslavsky e Nilse Oliveira (coordenadores do Conselho Intercientífico) e pelas conselheiras Ana Seno, Izilda Fresiansd, Mariana Schveitzer, Mariane Jacob e Marta Ramiro.

Na abertura do evento, o tema Aspectos práticos da Interdisciplinaridade na Autopesquisologia, da especialidade Autopesquisologia, foi abordado pelas pesquisadoras Adriana Kauati, Andrêssa Lima e Elizabeth Pigozzo. Houve a participação especial de Polyana Colucci, secretária-geral da UNICIN; Janer Vilaça, vice-secretário do CEAEC; Alexandre Zaslavsky e Nilse Oliveira, Coordenadores do Conselho Intercientífico da UNICIN; Roberto Almeida e Ana Seno, coordenadores Gerais dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia.

"A semana está, sem dúvida, com um diferencial, em razão do crescimento da participação dos Colégios Invisíveis e de vários pesquisadores que estão ampliando e enriquecendo a qualidade das nossas pesquisas."

Ana Seno

Todos os trabalhos apresentados estão publicados na Edição Especial da Revista Conscientia, v. 25, n° 3, lançada no dia 17 de julho em live transmitida pela Editares, que você pode acessar a seguir.

As pesquisas da VIII Semana Paracientífica podem ser lidas diretamente no site da Revista Conscientia.

Nilse Oliveira,  salientou que a realização dessa Semana Paracientífica evidencia os resultados graduais conquistados pelo trabalho grupal, complementando que na avaliação da equipe, o êxito deve-se a um conjunto de fatores, entre os quais: o público cada vez mais participativo e compenetrado em ampliar  as bases científicas da Conscienciologia e do paradigma consciencial; o nível de aprofundamento dos trabalhos; a valiosa  contribuição dos pareceristas técnicos das áreas técnico-científicas das ICS e o engajamento marcante de pesquisadores dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia.

Confira o bate-papo com pesquisadores da VIII Semana Paracientífica:

Iara Manfrin – Engenheira civil, mestre em Cálculo Estrutural, voluntária do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), pesquisadora do Colégio Invisível da Dessomatologia (CID), apresentou um relato sobre a morte biológica do irmão, com o título: Da Vitimização à Interassistencialidade: Projeção Lúcida Assistencial envolvendo Irmão Pré-dessomante.

Foto: Bate-papo com Iara Manfrin

"Após vivenciar a dessoma de familiares próximos e durante muitos anos, recusar-me a falar sobre o assunto, vivenciei quadro de dor emocional crônica e forte sentimento de ter sido injustiçada. Porém, ao entrar em contato com as ideias da Conscienciologia, passei por um processo de reciclagem intraconsciencial, ressignificando a atual vida intrafísica e colocando como meta a interassistencialidade. Nossos traumas podem ser superados pela reciclagem que consiste em vencer a si próprio na eliminação de medos, sentimentos de injustiça e culpas que geram grandes desconfortos."

Iara Manfrin

Confira a publicação na íntegra: Revista Conscientia.

Veja a entrevista com a autora: Para onde vamos depois da morte biológica?

Guilherme Vasconcelos – Arquiteto e Urbanista, voluntário da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS), pesquisador do Colégio Invisível da Dessomatologia (CID), apresentou o artigo: Proposição do Historiograma Humanológico: Dinamizador de Trafal Historiográfico.

Foto: Bate-papo com Guilherme Vasconcelos

"A motivação para o desenvolvimento da Técnica do Historiograma Humanológico foi o vislumbre da possível superação da dificuldade em compreender e memorizar as linhas gerais da História Humana. Por apresentar maior desenvoltura com a narrativa visual / gráfica, optou-se por desenvolver a pesquisa por meio de material gráfico sintético de fácil visualização e compreensão."

Guilherme Vasconcelos

Confira a publicação na íntegra: Revista Conscientia.

Expediente da matéria:

Mais sobre

Em alta

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on print